Pages

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Goji berry

  
Além da vitamina C, a planta é rica em selênio, um mineral que ajuda a prevenir o câncer.Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A.Press
Além da vitamina C, a planta é rica em selênio, um mineral que ajuda a prevenir o câncer.   

Sementes e frutas exóticas são frequentemente apresentadas como a 'última palavra' das dietas e da alimentação saudável. Quando uma delas cai no gosto dos famosos e das sub-celebridades super saradas, o preço dispara e as dúvidas em relação à eficácia da novidade aumentam. Assim foi o caminho da goji berry, frutinha vermelha originária do sudeste asiático, que começou a ficar mais famosa no Brasil no final de 2013. Alguns meses após o 'hype' da planta, a pergunta é: a goji berry veio para ficar? Ainda que não existam 'últimas palavras' nas pesquisas em saúde e na busca por uma vida mais saudável, tudo indica que sim – mesmo que seu objetivo não seja emagrecer.
 
E há muito que se descobrir sobre ela. Um dos lados ainda pouco explorados é a influência positiva que a goji berry pode ter para quem pratica esportes. Apesar de não promover nenhum milagre para perda de peso, essa frutinha é, sim, poderosa aliada de uma boa alimentação e de uma vida com mais bom humor.

Saiba mais:

Se eu apenas acrescentar a goji berry à minha alimentação normal, vou emagrecer? Não. A Goji Berry é uma aliada do cardápio saudável e ótima fonte de vitamina C, que auxilia no emagrecimento, mas sozinha não faz milagre. Fonte de fibras, a frutinha pode ser consumida com água e auxiliar na diurese e na motilidade intestinal. 'Mas o emagrecimento só vai acontecer se houver todo um contexto de alimentação e exercícios para esse fim'.

A goji berry ajuda na prevenção do câncer? Sim. Além da vitamina C, a planta é rica em selênio, um mineral que ajuda a prevenir o câncer. A fruta contém várias substâncias antioxidantes e também de precursores da vitamina A, importante para renovação da pele e dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce. Possui ainda, a betaína, aminoácido que protege o DNA das células e favorece a atividade muscular; e o germânio, um nutriente com ação anticancerígena que pode ser encontrado ainda em ginseng, cogumelos, gengibre e alho.

Dose máxima de goji berry que podemos consumir por dia? Os antioxidantes são importantes para inativar o excesso de radicais livres. Mas o organismo precisa, é claro, de uma certa medida desses radicais, a exemplo do próprio oxigênio. 'Todas as vitaminas e minerais têm uma dose recomendada para não interferir nos circuitos naturais do nosso sistema. No caso da goji berry, para um adulto saudável, a recomendação é que a ingestão seja de 15 a 45g/dia (1 a 3 colheres de sopa). Mas caso haja alguma condição específica de saúde, a dose deve ser reavaliada. 'Os radicais livres são importantes para diversas funções no organismo, dentre elas, a reação inflamatória fisiológica. Apenas o excesso de radicais é que se torna prejudicial. Por isso os antioxidantes devem ser ingeridos com moderação para não inibirem a resposta fisiológica normal'.

Posso ingerir goji berry por conta própria?  Não é o ideal. Os princípios ativos da goji berry podem reagir, dependendo da dose, com substâncias anticoagulantes. Se a pessoa estiver fazendo uso de medicamentos, principalmente baseados em warfarina, fármaco do grupo dos anticoagulantes usado na prevenção de trombose, a ingestão sem orientação pode levar até a hemorragias. Gestantes, crianças e mulheres que estão amamentando também não devem consumir a fruta, em princípio. 'Como ainda não há grupos de estudos suficientes para avaliar o efeito a longo prazo, temos que ter cuidado.

Goji berry tem efeitos reais sobre a pele e a celulite? Sim, porque é rica em carotenoides, substâncias precursoras da vitamina A, que ajuda na renovação de tecidos. 'Além disso, tem efeito diurético, que, associado a uma boa alimentação, rica em fibras, pode ajudar a evitar o excesso de líquido corporal', observa Fernanda. A retenção de líquidos - além de fatores genéticos, excesso de peso e sedentarismo, entre outros - é uma das causas da celulite. Os carotenoides estimulam a proliferação de fibroblastos e a formação de colágeno, conferindo firmeza à pele. Além disso, a goji berry possui beta-sitosterol, que possui ação anti-inflamatória. Mas é importante lembrar de evitar alimentos industrializados, praticar atividade física, reduzir o excesso de sal para evitar o inchaço e aumentar a hidratação.


Para quem pratica esportes ou é atleta, a goji berry tem benefícios específicos? Sim. A goji berry tem um 'pool' de vitaminas e minerais essenciais para a atividade física. O cálcio é fundamental para manutenção dos ossos, para a boa coagulação sanguínea, para a formação de plaquetas e para a contração muscular. O selênio, além de antioxidante, tem poder curativo e contribui para a manutenção de músculos corporais, além do bom humor. Para quem é atleta, é um ótimo antioxidante. A atividade física, em qualquer modalidade, gera stress oxidativo e muito oxigênio que, apesar de ser natural ao corpo, em excesso pode potencializar a fadiga e levar à perda da massa magra. A goji berry é rica também em potássio, muito importante para a contração muscular, pressão arterial e ritmo cardíaco, evitando as cãibras. 

Além dos minerais, quais outras substâncias podem ser boas para os atletas? Cada frutinha é constituída também por 15% de proteínas. 'São 19 aminoácidos, e oito deles, como a isoleucina e o triptofano, são considerados essenciais, porque nosso corpo não os produz naturalmente. Outra riqueza da goji berry são as vitaminas do complexo B, principalmente B1, B2 e B6. A B1, ou tiamina, é importante para a formação óssea e para o metabolismo energético, ou seja, para manter um bom estoque de glicogênio. A tiamina potencializa funções energéticas. A vitamina B2, por sua vez, contribui para a formação de células sanguíneas, além de beneficiar a saúde ocular, prevenindo a catarata. E a vitamina B6, que atua tanto na saúde física quanto mental, ajuda os mecanismos do bom humor e da contração muscular. As vitaminas do complexo B são coadjuvantes de vários circuitos metabólicos.

Ufa! Acabou? Não. A goji berry é rica também em Omega 6 ou ácido linoleico, que protege as células e reduz o colesterol ruim, além de ajudar a regular a glicose. Resumindo: vitaminas A, C e do complexo B, potássio, cálcio e selênio, aminoácidos essenciais e ômega 6, entre outros, são integrantes da alimentação saudável que você encontra aqui em uma única fruta.



Suco de laranja, goji e acerola: 2 laranjas, 2 colheres de sobremesa de goji berry, 10 acerolas (ou a polpa congelada), 400 ml de água, 1 colher de sobremesa de agave. Modo de preparo: bata todos os ingredientes em liquidificador e beba em seguida.

Mix de castanhas e frutas secas com goji: 2 damascos, 2 ameixas secas, 2 castanhas-do-pará, 2 castanhas de caju, 1 colher de sopa de goji berry. Pode ser consumido puro, como lanche; ou pode ser adicionado ao iogurte natural desnatado.


Nutribeijocas!!!