Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tensão Pré-menstrual


 

                   

Suplemento alimentar pode aliviar sintomas da TPM, diz estudo

Cápsula com ácidos graxos reduziu em até 74% os efeitos da tensão.


O fim da tensão pré-menstrual (TPM) pode estar mais próximo. Um estudo feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) renova a esperança de quem convive com o problema. Segundo os pesquisadores, ingerir uma cápsula de ácidos graxos por dia é capaz de reduzir em mais da metade os sintomas.

Os ácidos graxos são um tipo de gordura essencial para o organismo, mas não são produzidos pelo corpo humano. Estão presentes em quantidade reduzida em alimentos como peixes, óleos de linhaça, de fígado e de bacalhau. Por isso, alguns médicos os recomendam em forma de suplemento na dieta.

Participaram do estudo 120 mulheres entre 17 e 37 anos diagnosticadas com o problema. Elas foram acompanhadas durante oito meses: dois antes do início do tratamento e seis durante a ingestão das cápsulas. Um grupo recebeu uma pílula com 1 grama de ácidos graxos, outro recebeu 2 gramas e o terceiro tomou placebo. Além disso, diariamente as voluntárias preenchiam uma escala de marcadores para descrever a intensidade dos sintomas.

Ao final do período, todos os grupos tiveram melhora, sem apresentar alteração nos níveis de colesterol: o primeiro grupo afirmou ter reduzido os sintomas em 64%, o segundo grupo em 74% e o terceiro, em 16%. "Os primeiros sinais de melhora surgiram depois de três meses e não houve relato de efeitos colaterais", afirmou Edilberto Rocha Filho, autor do estudo e médico-assistente do Departamento de Ginecologia da UFPE.


Alimentação

Sintomas mais comuns e sua relação com os alimentos a TPM é reconhecida atualmente como um problema hormonal, que afeta as mulheres no periodo de aproximadamente 10 dias antes da menstruação, com alguns sintomas caracteristicos de irritabilidade, nervosismo, ansiedade, mudanças de humor, depressão, retensão hidrica, dores nas mamas, insônia, dor de cabeça, compulsão alimentar e desejos por doces. A deficiência de alguns micronutrientes pode causar  TPM, e os sintomas podem ser minimizados através da alimentação e suplementação de minerais e vitaminas. Sabe-se também que a desregulação da insulina pode causar alteração em todos os hormônios, inclusive nos hormônios sexuais. A necessidade aumentada de ingestão de chocolates e doces tem causa fisiológica e também nutricional: como a mulher fica mais instável emocionalmente pela diminuição de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo bem-estar e tranquilidade, os doces oferecem indiretamente um precursor desse hormônio, dando sensação de saciedade e calma. Entretanto, a cafeína e o açúcar presentes no chocolate aumentam a irritação e a retensão hidrica.
Para controlar a vontade de comer doces, não fique muito tempo com o estômago vazio. Tente fazer pequenas refeições a cada 3 horas, abusando das frutas. Durante a TPM, evite consumir café, chá preto, mate, guaraná, refrigerantes a base de cola e alimentos industrializados. Esses alimentos contém aditivos quimicos que aumentam as crises de dor de cabeça e desidratar o organismo. Evitar bebidas que contenham açúcar ou sabeor muito doce. Além de estarem relacionadas com o aumento da TPM, também induzem a retenção de sódio, que por sua vez causará a expansão do volume da célula, inchaço abdominal e mamário. Além disso, reduzir a ingestão de sal, pois está relacionado a retenção de liquidos e ao ganho de peso, característicos dessa fase.