Pages

terça-feira, 5 de junho de 2012

A ação dos termogênicos!!!

A ação dos termogênicos

O metabolismo é a quantidade de energia que o corpo gasta para se manter em atividade. A velocidade em que ocorre este processo é chamada de taxa metabólica. Algumas pessoas têm um metabolismo mais lento, tendo dificuldade para emagrecer e de manter o peso, e outras poucas são privilegiadas com um metabolismo rápido;
A ação termogênica é a propriedade de acelerar o metabolismo. Isto favorece não só a quem perde peso, mas auxilia nos casos de falta de energia.
Entendendo mais um pouco sobre a ação dos mesmos..
 Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.
No processo de emagrecimento, alguns alimentos podem auxiliar na queima de gorduras, como os Integrais, por exemplo. Durante a digestão o organismo gasta energia, ou seja, o corpo queima calorias para conseguir digerir os alimentos. Quanto maior a dificuldade em ser digerido, maior é o valor termogênico do alimento. Quanto maior este valor termogênico, maior é o gasto calórico do organismo para digeri-lo, ou seja, maior é o gasto calórico.
Citamos alguns termogênicos: Guaraná em pó, cafeína, mate, camélia sinensis (chá verde e branco), canela, mostarda, gengibre, pimenta, entre outros.
Devemos estar atentos, pois nenhum alimento ou suplemento em si é milagroso, eles entram apenas como coadjuvantes na perda de peso. É necessário aliar uma boa alimentação e exercícios físicos. Além do consumo ser sempre com moderação, pois como tudo em excesso, pode trazer malefícios.
Outro cuidado a ser tomado em relação ao uso destes, são os possíveis efeitos adversos. O consumo excessivo de alimentos com ação estimulante, por exemplo, como café, chá verde, cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O gengibre e a cafeína podem aumentar a pressão arterial. Indivíduos com problemas cardíacos e hipertensos, portanto, devem ter cuidados redobrados ao incluir esses alimentos na dieta.
O ideal é introduzir esses alimentos com o acompanhamento e orientação de um Nutricionista, que determinará qual o alimento termogênico mais indicado, as quantidades a serem ingeridas e os horários mais adequados, de acordo com as características de cada indivíduo.
Lembrando que o importante não é somente perder peso, e sim ter saúde, para aproveitar todos os momentos que a vida nos proporcionar, com muita alegria e disposição.. E para isso é preciso se reeducar, ou seja, aprender a comer de forma balanceada, saber escolher os alimentos certos e dosar a quantidade; Aliado a atividades físicas e muuitas risadas, pois sorrir é um remédio bastante eficaz. ;)

Beijos

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Adorei o post! Quem não quer melhorar o metabolismo, não é mesmo?

Postar um comentário