Pages

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Escolha a atividade Física que combina com você!


O essencial para uma boa qualidade de vida e para a adesão do processo de reeducação alimentar é a prática de algum exercício físico.
O nosso corpo não foi feito para ficar parado, sentado na cadeira do escritório, no sofá de casa, na mesa das refeições e só. Ele necessita se manter ativo. Nossas células precisam trabalhar.
Vários estudos já provaram que a atividade física estimula o desempenho cerebral. Ou seja, somos mais eficientes na medida em que praticamos algum exercício.

"Mas o que fazer para manter-me ativo?"
  • Escolha alguma atividade que você possa fazer. Ela deverá entrar em sua rotina diária e ser prática. Por exemplo, escolha um local perto da sua casa ou trabalho e estabeleça horários fixos para que ocorra o hábito. 
  • Escolha algum exercício que lhe dê prazer. Ajuda muito gostar da atividade física que você praticará para sua manutenção. Dance, nade, caminhe, pedale. O importante é você ter prazer!
  • Selecione sua atividade: Será Individual ou Coletiva? Em sua escolha, considere se você gostaria de exercitar-se sozinho (caminhas, nadar, musculação, etc...) ou com outras pessoas (tênis, aulas de ginástica, hidroginástica, vôlei, futebol, basquete, etc...). Considere as novas amizades que poderá fazer ou um tempo para você passar consigo mesmo! Perceba as suas necessidades.
  • Tente se manter ativo, ande mais de escada, pare em um estacionamento mais longe, ou até cogite a ideia de ir apé ao trabalho. 
"Ou seja, procure algo que lhe dê prazer, quando fazermos o que gostamos tudo fica melhor e mais fácil" Se priorize!


A Atividade Física está diretamente ligada à nutrição. Afinal, para um bom desempenho como atleta, ou desportista é necessário ter energia e disposição. Quem não gosta de perceber que seus músculos começam a ficar mais torneados, você está conseguindo alcançar seu pé na aula de alongamento, seu fôlego está melhor, enfim detalhes percebidos por você que o incentivam a continuar as atividades.

E justamente, para que isso ocorra é essencial manter uma boa alimentação.


“O que seria uma boa alimentação?”


Se hidrate!


Beber água é essencial, sua ingestão deve varias conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquido a cada 15 minutos de exercícios e após a atividade física (Dê pequenos goles) e continue a se hidratar até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade. E lembre-se quando você começa a sentir sede e sensação de boca seca, significa que já existe um processo de desidratação. Portanto, não deixe chegar a este estágio.


Faça refeições antes e depois da atividade física:


Sempre opte por consumir até 1hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc... Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.


Após a prática de exercícios (Até 1hora), procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.


Além disso, podemos ir um pouco além e fazer uma dieta balanceada, que nos garanta a ingestão de carboidratos em todas as refeições, inclusive naquela que antecede o dia da ginástica, garantindo, assim, estoques completos de glicose no fígado e um alto rendimento físico durante a ginástica.

Não deixe de comer carboidrato.


Quando começamos a fazer exercícios automaticamente aumentamos o gasto calórico, sendo que a principal fonte de energia são os CARBOIDRATOS, eles equivalem a 60% da nossa alimentação. Por isso não deixe de comer alimentos como: Pães, arroz, batata, macarrão preferencialmente integrais. Porém é necessário não utilizar dois tipos de carboidratos em uma refeição, procure um Nutricionista para adequar as suas quantidades.



Mantenha sua saúde com uma alimentação adequada e a pratica regular de exercícios físicos.